Esta é uma pergunta muito comum aos que assistem um evento de massa como a travessia dos Fortes, ocorrida em 4 de Abril de 2010. O número de nadadores entrando na água ao mesmo tempo impressiona, alguns com o propósito de apenas completar o percurso, outros em disputar uma colocação na sua faixa etária, ou ainda para poucos, disputar com a Elite o prêmio em dinheiro para os 5 primeiros colocados absolutos.
A resposta é simples: Qualquer pessoa saudável pode habilitar-se a este evento desde que cumpra os pré-requisitos a exame médico, exame laboratorial, teste de esforço e finalmente mergulhar na água e treinar com uma boa orientação profissional que permita completar tal percurso dentro do limite permitido de cada um.
Alguns aspectos particulares devem ser observados, a especificidade da prova exige que sejam realizados treinos em água aberta para adaptação ao meio, preparo psicológico, controle da ansiedade, conhecimento dos próprios limites, orientação e outros aspectos que podem fazer diferença de nadar confortável sem sustos ou sofrer com as surpresas de ocasião.
O uso de trajes de proteção térmica para favorecimento do desempenho pode oferecer alguns riscos, se não observados anteriormente por um profissional que tenha um entendimento das particularidades deste tipo de prova (eventos de hipertermia ou hipotermia), como também os trajes de alto desempenho, proibidos em piscinas, mas liberado em travessias até o primeiro dia de Junho deste ano.
A alimentação balanceada condizente com o treino, hidratação, concentração e autoconfiança de ter realizado tudo que foi necessário até o momento, proporcionará uma travessia bem sucedida a qualquer pessoa que se proponha.
Prof Esp. JAVIER DURAN